Nossa Cidade

História

ARAGUANÃ

30/11/-0001

Araguanã é um município brasileiro do estado do Tocantins. Sua população estimada em 2018 era de 5.663 habitantes. Tem 869,4 km de extensão territorial. Está a 152 metros acima do nível do mar. Dista 476 km da capital do estado, Palmas. Está localizado à margem direita do rio Araguaia. Limita-se ao norte com o município de Xambioá e com o estado do Pará; ao sul, com o município de Carmolândia; e a oeste, com Aragominas. Com o clima tropical úmido ou estacionalmente seco, as médias máximas de temperatura acontecem durante o período seco, nos meses de julho e agosto, e podem atingir 39°. O Município foi instalado em 1° de janeiro de 1993. E seu aniversário de emancipação política é no dia 20 de fevereiro. Atualmente é governada pelo Prefeito Hernandes Neves de Brito, com gestão compreendendo 2017 a 2020.
Araguanã surgiu no início de 1952 com a chegada de garimpeiros. Dentre eles, em ordem alfabética, ANÍZIO REIS COSTA, ARTUR CARVALHO, JOÃO DUZENTINHAS, JOÃO SARAIVA, JOSÉ COSTA DE ARAUJO e ORLANDO CÂNDIDO DE SOUZA, que abriram o GARIMPO DO REBOJO.
A Padroeira da Cidade é Nossa Senhora Perpétuo Socorro, comemorado no dia (17/05).
Araguanã é conhecida por ser destino turístico. Possui belas ilhas de águas calmas e areias alvas. Os atrativos turísticos preferidos são as Praias da Ilha Grande e Murici, popularmente conhecida como “Escapole”. Também para os que preferem pesca amadora e esportiva e projetos ecológicos, o município conta com o Rio Lontra e Rio Murici, e com eventos ecológicos como a “Descida Náutica e Descida do Rio Lontra”. Neste Recanto bem próximo a cidade de Araguaína, a natureza está plena de vigor, fauna diversificada e margens preservadas, o que faz da cidade o lugar favorito dos turistas.