Aguarde, carregando...

DIA NACIONAL DO CERRADO: 11 DE SETEMBRO

Dia 11/09/2021

DIA NACIONAL DO CERRADO: 11 DE SETEMBRO

A Prefeitura Municipal de Araguanã, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, celebra o Dia Nacional do Cerrado, data comemorada no dia 11 de setembro e com o objetivo de nos trazer a grande importância deste bioma e mostrar como ele vem sendo degradado.
O Cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e perfazendo uma área entre 1,8 e 2 milhões de km2 nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e porções do Estado de São Paulo. É a segunda maior formação vegetal do país, após a Floresta Amazônica, concentrando-se principalmente no Planalto Central Brasileiro.
O Cerrado possui uma grande variedade biológica. Apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Os principais representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda e veado-campeiro. Apesar da grande variedade, a fauna do Cerrado não é totalmente conhecida, principalmente em relação ao grupo de invertebrados.
Apesar da riqueza biológica do Cerrado, diversas espécies de plantas e animais correm risco de extinção. Estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais típicas do Cerrado estão ameaçadas de extinção, incluindo a onça-pintada. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.
Vale ressaltar que o Cerrado é o bioma que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral. O bioma apresenta apenas 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação; desse total, 2,85% são unidades de conservação de proteção integral e 5,36% de unidades de conservação de uso sustentável, incluindo uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (0,07%).
Diante disso, é nosso papel cobrar dos órgãos a implantação de políticas públicas que busquem a preservação da grande biodiversidade da região. Além disso, também é nosso papel preservar o bioma, atividades humanas influenciam bastante em sua degradação, então é importante ter a consciência de evitar o desmatamento e as queimadas de forma excessiva e desnecessária.