Ouvir Texto Stop

A água é um dos recursos naturais de maior importância para a humanidade. O crescimento das populações, e o uso inconsciente da água são alguns dos principais fatores que preocupam a conservação deste bem tão precioso.
O problema de escassez de água pode estar ligado a diversos fatores, entre eles a distribuição geográfica desigual, aumento da população, deterioração dos rios, lagos e oceanos e o principal, o mau uso deste recurso natural. Com o aumento da população, é natural ocorrer uma demanda maior do que quantidade disponível no planeta, o que torna a água um recurso finito.
Com isso, o desenvolvimento de ações e sistemas que auxiliam na preservação e conservação desses recursos como a captação da água da chuva e reutilização das águas cinzas são essenciais para garantia da preservação de água potável.
Exemplo de um reaproveitamento de água inteligente e consciente são reaproveitar águas cinzas que são aquelas que foram utilizadas em tanques, pias, máquinas de lavar, chuveiros, ar-condicionado e outros equipamentos.
Mesmo que a água de reuso possua uma qualidade inferior quando comparada à água potável e não sendo usada diretamente para o consumo humano, ela pode ser utilizada para outros fins, como: refrigeração de equipamentos, lavagem de carros, irrigação de campos para cultivo, combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigações de jardins, entre outros fins.
Além da reutilização das águas cinzas, você também pode ajudar a diminuir o desperdício da água tomando as seguintes atitudes.
Diminuir o tempo no banho.
Fechar a torneira ao fazer a barba ou ensaboar a louça.
Usar baldes para lavar calçadas e carros.
Trocar as válvulas de descargas por caixas acopladas ao vaso sanitário com limitador de volume.
Evitar desperdício e poluição da água é tarefa de todos.