Nesta segunda-feira, 19 de abril de 2021, o Prefeito Municipal de Araguanã – TO, Max Barbosa, assinou o Termo de Cooperação a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil - CEPDEC com o objetivo de formalizar o compromisso de Criação da Brigada Municipal de Araguanã e para a realização da Capacitação, Treinamento, Formação e Certificação dos Brigadistas do município, para atuarem na prevenção e no combate às queimadas no município.
Durante a assinatura do documento, estavam presentes o vice-prefeito, João Filho Alves, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Patrick Rangel e o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Araguanã – TO, Walison Rodrigues, que junto a Assessoria Ambiental VRP articularam para formalização do presente Termo de Cooperação.
Quanto a Prevenção e Combate às Queimadas, o município de Araguanã é destaque. Entre os anos de 2019 a 2020 o município de Araguanã – TO teve uma redução de 73,08% dos focos de calor, de acordo com os dados do CBMTO e CEPDEC, o que demonstra a importância da manutenção da Brigada Municipal, assim como das ações de conscientização junto a população local.
O Termo de Cooperação é instrumento fundamental para a realização do curso de brigadistas, que tem validade de 2 (dois) anos, garantindo assim a manutenção da brigada municipal.
Atualmente, o município de Araguanã – TO possui o Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo que tem por finalidade firmar acordos com órgãos governamentais e não governamentais, instituições locais e instituições civis, que se comprometem voluntariamente a contribuir com a redução de queimadas no município, neste contexto o Termo de Cooperação faz parte da Execução do Protocolo do Fogo e das medidas proteção do Meio Ambiente.
No Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins - NATURATINS é quem faz o papel de mobilizar as instituições e membros da sociedade em geral para a implementação do Protocolo. Cada parceiro participa propondo e executando de forma voluntária, ações de adução ambiental, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate a queimadas, assim como suas consequências.
Tais ações desenvolvidas pelo município têm refletido de forma positiva, uma vez que se nota uma redução significativa dos focos de calor no município nos últimos anos.