ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

CAMPANHA EM EDUCAÇÃO SANITÁRIA: USO E REUSO DA ÁGUA

Em todo o planeta é grande a preocupação com a disponibilidade de água potável para a população. O uso inadequado desse recurso e a constante contaminação e poluição dos rios e lagos favorecem a crise hídrica ao redor do mundo.

Diante da escassez de água, alternativas devem ser criadas para um melhor aproveitamento desse valioso bem. A água de reuso é um bom exemplo de como podemos evitar o desperdício e reaproveitar.

água de reuso possui uma qualidade inferior quando comparada à água potável e não é usada diretamente para o consumo. Em grande parte dos casos, sua utilização engloba geração de energia, refrigeração de equipamentos, lavagem de carros, irrigação de campos para cultivo, combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigações de jardins. Todas essas atividades não necessitam da utilização de água potável, sendo assim, a água de reuso faz com que maior quantidade de água potável seja disponibilizada, ajudando, portanto, no problema de abastecimento.

A água de reuso é, sem dúvidas, uma ótima alternativa para a atual crise hídrica na qual o Brasil encontra-se. A reutilização da água promove o uso sustentável de recursos hídricos, diminui a quantidade de esgoto lançado nos rios e lagos, além, é claro, de aumentar a disponibilidade para fins em que há necessidade de potabilidade.

Para evitar o desperdício e promover o uso consciente de água é muito importante que tenhamos uma consciência ambiental. Desse modo, ações educativas dentro das escolas e trabalhos junto à comunidade tem sido cada vez mais importante, no entanto, pequenas ações cotidianas podem evitar o desperdício desse bem tão precioso.

  • Não lave calçadas com mangueiras;
  • Reaproveite a água da máquina de lavar;
  • Feche bem as torneiras;
  • Cronometre o banho.
Deixe um comentário

Comentário sujeito a análise. Após o envio seu comentário será avaliado por nossa equipe para visualização.

O Portal da Prefeitura de Araguanã-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?