Ouvir Texto Stop

Há 31 anos o Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. Esta data foi instituída pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito deste recurso que é essencial para a vida no planeta.
Diante disso, a Prefeitura Municipal de Araguanã junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente comemora essa data buscando conscientizar a comunidade local quanto a importância da adoção de práticas e atitudes para preservação e economia dos recursos hídricos.
O nosso município é rico em recursos hídricos e isso precisa ser celebrado. Temos em nosso território municipal o Rio Araguaia e o Rio Lontra, que são de notória importância e relevância tanto aqui em nosso município como em todo o Estado do Tocantins. Preservar nossas águas é preservar a vida, e por isso é de extrema importância que não seja descartado resíduos nas suas margens, evitando assim a poluição das nossas águas.
Além disso, contribuímos com a preservação dos nossos rios cuidando da vegetação que o protege, chamada de mata ciliar, e está localizada nas suas margens. Outro fator muito importante a ser levado em consideração na luta a favor da preservação dos recursos hídricos é a forma como nós consumimos esse recurso. Devemos nos fazer a seguinte pergunta: Será se estou utilizando a água potável de forma consciente? Existe algo que eu posso fazer para ajudar?
Provavelmente a resposta para a primeira pergunta será “NÃO”. Mas apesar disso, trazemos boas notícias, você pode sim ajudar, começando de dentro da sua casa. Se liga nas dicas:
Não tomar banhos demorados;
Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue;
Em vez de mangueira, utilize a vassoura e balde para limpar pátios e quintais;
Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim;
Cheque vazamentos e desligue sempre a torneira.
Faça sua parte e ajude na preservação dos recursos hídricos, pois, Preservar a Água é Preservar a Vida!