ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

TÍTULO: ARAGUANÃ COMEMORA O DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

 

No dia 15 de abril, é celebrado o Dia da Conservação do Solo, por isso, a Prefeitura Municipal de Araguanã junto a Secretaria de Meio Ambiente aproveita a data para propor à comunidade local uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

O solo é essencial para a produção de alimentos, por isso é um patrimônio a ser protegido para todas as gerações, sendo um componente vivo e sua vida depende do cuidado que temos com ele. Além disso, o solo é responsável por fornecer nutrientes essenciais para as nossas florestas e lavouras, filtrar a água e ajudar a regular a temperatura e as emissões dos gases de efeito estufa.

Dessa forma, a adoção de estratégias de manutenção das características dos solos é fundamental para melhorar a produção e, consequentemente, garantir o bem-estar do planeta. Se liga nas dicas:

  • Utilize a técnica do Plantio Direto: O sistema plantio direto visa elevar a produtividade das culturas, permitindo um cultivo mais sustentável e possibilitando a implementação de áreas de grãos em regiões com solos rasos onde previamente o cultivo era muito mais dificultoso.
  • Promova a rotação de culturas: A rotação de culturas promove uma diversificação no cultivo de espécies vegetais, ajudando a renovar o solo e reciclando suas propriedades nutritivas.
  • Adote a Integração Lavoura-Pecuária: Quando mantemos a área sempre bem formada e estabelecida com o uso de um manejo adequado, dificultamos o surgimento de daninhas.
  • Culturas em faixas: Disponha as culturas em faixas de largura variável, para que se alterne, a cada ano, as plantas que oferecem pouca proteção ao solo com outras de crescimento denso.

Para obtenção de resultados expressivos no que diz respeito a melhorias nas condições de conservação do solo, é necessário o envolvimento de toda a sociedade, uma vez que interessa a todos a preservação dos solos, a manutenção de sua produtividade e a redução dos processos erosivos.

Deixe um comentário

Comentário sujeito a análise. Após o envio seu comentário será avaliado por nossa equipe para visualização.

O Portal da Prefeitura de Araguanã-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?