Ouvir Texto Stop

O esgotamento sanitário é um sistema utilizado para realizar o tratamento e a destinação final dos esgotos que são gerados no dia a dia da população, de forma adequada e correta no ambiente. São considerados esgoto toda água eliminada quando abrimos uma torneira da pia ou do chuveiro, ou acionamos a descarga, e que precisarão ser coletados e tratados para não gerar problemas ao meio ambiente e à saúde pública.

O esgotamento Sanitário possui um papel importante na redução da mortalidade infantil e na diminuição dos casos de doenças como a diarreia e vômitos, assim como na redução da degradação e poluição dos recursos hídricos.

É necessário, portanto, que haja o tratamento dos esgotos domésticos e industriais, pois caso isso não aconteça o seu lançamento no meio ambiente pode poluir rios e fontes de água afetando os recursos hídricos e a vida das plantas e dos animais e, ainda, causar grandes danos à saúde da população por meio de transmissão de doenças. 

Se o seu município não possuir rede coletora de esgoto não se preocupe, você pode fazer sua parte. Já ouviu falar em fossas sépticas? Fossa séptica se trata de um sistema de tratamento de esgoto sanitário que ocorre em domicílios; é uma unidade que atua química e fisicamente nos dejetos. A fossa séptica atua purificando a água vinda dos vasos sanitários para ser devolvida ao meio ambiente com o mínimo de impacto ambiental.

Portanto, a fossa séptica é uma estrutura importante e que possibilita a qualidade de vida de muitas pessoas, incluindo ambientes residenciais e comerciais.

É de grande importância que cobremos os governos para que invistam mais em saneamento básico, que invistam nas redes de tratamento de esgoto, porém, devemos fazer nossa parte também, fazer o descarte adequado desses resíduos, evitando que os mesmos fiquem em céu aberto e passiveis de gerarem doenças.