Aguarde, carregando...

PREFEITURA DE ARAGUANÃ ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DE CELEBRAR O DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL

Dia 14/08/2021

No dia 14 de agosto de todo ano é comemorado em todo o Brasil o Dia do Controle da Poluição Industrial. Essa data tem como objetivo relembrar a todos da importância de adotar práticas de preservação do meio ambiente e principalmente de se adotar o controle da poluição industrial, considerada uma das principais causas de poluição atmosférica em todo o mundo.
Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é considerada poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio ou nocivo à saúde humana, terrestre e aquática.
As indústrias em decorrência de suas atividades, são o segmento de maior contribuição à dispersão de poluentes no ar, visto que em muitas de suas atividades ocorre queima de combustíveis, gás ou óleo, liberando para atmosfera gases tóxicos como o metano e o cádmio, aumentando o efeito estufa, se não forem devidamente filtrados e tratados.
Além disso, os processos de limpeza industrial geram líquidos, que acabam atingindo os lençóis freáticos e caso não tenham passado por um tratamento adequado, comprometem a qualidade das águas de rios e lagos, e também do solo, prejudicando as espécies que vivem neste habitat.
A qualidade do meio ambiente depende da participação de todos, o que envolve as nossas atitudes e relações, para que possamos garantir bem-estar aos seres humanos, promovendo campanhas para combater a poluição, diminuindo os riscos ambientais e evitando com isso o aparecimento de várias doenças e cuidando da saúde do mundo.
Por isso, faça sua parte, você como cidadão tem o dever de cobrar que as medidas de controle da poluição do ar sejam tomadas.