Aguarde, carregando...

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL MUNICIPAL REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO DOS BRIGADISTAS DE ARAGUANÃ

Dia 11/06/2021

A Semana Municipal de Meio Ambiente de Araguanã teve a realização de diversos eventos em prol do meio ambiente, e dentre eles está a Formação da Brigada Municipal de Araguanã por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal, Corpos de Bombeiros e Defesa Civil Estadual.
O curso de formação da Brigada Municipal é objeto do Termo de Cooperação Técnica assinado com a Defesa Civil Estadual ainda no mês de Abril/2021 e teve a sua execução na Semana Municipal de Meio Ambiente nos dias 01/06 a 03/06. O curso foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros e dividido em dois momentos, o primeiro teórico e o segundo prático.
As aulas teóricas foram ministradas no Auditório da Unidade Básica de Saúde Antônio Diniz De Sousa, iniciaram às 9hrs e seguiu até o final do dia 01/06 e 02/06, os temas principais abordados foram as técnicas a serem utilizadas durante os combates a incêndios e primeiros socorros, assim como a apresentação dos Equipamentos de Proteção Individual e a importância do seu uso durante as ações a serem realizadas pelos brigadistas do município. Além disso, foi apresentado os equipamentos que são utilizados pela brigada para controlar as queimadas, como por exemplo, bomba costal, pinga fogo, abafador de chamadas, entre outros.
Depois das aulas teóricas, foi realizada a parte prática do curso, onde os brigadistas tiveram contato direto com situações realistas de primeiros socorros e combate a incêndios. Para a realização da simulação de combate a queimadas, os brigadistas do município realizaram um aceiro as margens da TO 164, que liga Araguanã a Araguaína.
O principal objetivo do Curso de Formação da Brigada Municipal é capacitar e preparar os brigadistas do município para atuarem em situações de emergências como incêndios e primeiros socorros. Dessa forma, em qualquer ocorrência relacionada ao início de possíveis focos de incêndios, os brigadistas estarão devidamente preparados para controlar o fogo e para aplicar os primeiros socorros e encaminhar o fluxo de pessoas de maneira correta.
A existência de uma Brigada preparada e capacitada no município é de suma importância, com maior relevância no município de Araguanã que enfrenta situações de emergência com frequência, como os casos de alagamentos que ocorrem nos períodos de chuva e com as queimadas que ocorrem no período de estiagem. Sendo assim, é de suma importância para o município a existência de pessoal preparado para atender as emergências que serão enfrentadas ao longo do ano.
Outra função dos brigadistas é realizar os aceiros nas faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo, geralmente com o uso da queimada, com a finalidade de prevenir o prolongamento da queima. A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se assim queimadas descontroladas ou incêndio.